ABRAÇO AO MORRO ALTO DA SEREIA
Dia 30 de janeiro de 2011 - domingo - às 17h00
Concentração nos Coqueiros da Praia Pedra da Sereia
Rua Pedra da Sereia - Av. Oceânica - Ondina/Rio Vermelho - Salvador/Ba

Blog: abraconomorroaltodasereia.blogspot.com

E-mail: abraconoaltodasereia@gmail.com

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Moradores e amigos do Alto da Sereia promovem primeiro “abraço” à comunidade

1º ABRAÇO ACONCHEGO AO MORRO ALTO DA SEREIA
Dia 31 de janeiro de 2010 - domingo - às 08h00
Concentração nos Coqueiros da Praia Pedra da Sereia
Rua Pedra da Sereia - Av. Oceânica - Ondina/Rio Vermelho Salvador/BA
Projeto Aconchego deve reunir cerca de 1800 pessoas, resgatando a valorização da família e identidade cultural de área Quilombola em Salvador




Um gesto de proteção e ao mesmo tempo de aceno para quem não enxerga um morro à beira-mar. Assim pode ser definido o evento programado pelos moradores do Alto da Sereia para o próximo 31 de janeiro: um abraço simbólico que deverá reunir 1.800 pessoas, entre “sereianos” e amigos da comunidade localizada entre Ondina e o Rio Vermelho.


A iniciativa nasceu no Projeto Aconchego, criado em 2006 para reunir os moradores do local em torno de uma causa: a preservação da história local marcada por forte simbolismo de africanidade, mas que vem perdendo sua identidade ao longo do tempo. “Nosso bairro foi um antigo quilombo, mas a população atual não tem muita informação quanto a isso e muitas vezes assistimos expressões envergonhadas de pessoas por carregarem a beleza da cor negra”, afirma Ana Torres, coordenadora do Aconchego.


Torres ressalta ainda que além da cor da pele, outra presença marcante no Alto da Sereia é a estrutura familiar e comunitária, o que permite a todos se conhecerem e se ajudarem. Isso permite ao Morro caminhar ainda de mãos dadas.


Massagens terapêuticas no morro
O Aconchego é um projeto que a partir da atenção infantil e da aplicação de massagens terapêuticas gratuitas estimula a atividade física com a prática de yoga. Busca principalmente, fortalecer o vínculo afetivo na família, principalmente entre mães e filhos.


O Aconchego nasceu no Morro, e vem se desenvolvendo no Morro e fora dele também. Dar um abraço ao morro foi a forma que o Aconchego encontrou para reunir todas as famílias do Morro, de Salvador e quantas mais pudermos ajuntar, pela causa das nossas crianças, da atenção às nossas crianças, às nossas famílias. È uma forma de buscarmos a paz e a valorização do que é nosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário